Powered By Blogger

Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Álcool é a droga mais perigosa?


Diversas notas sobre a pesquisa publicada na Revista Médica The Lancet, sobre a questão da periculosidade das drogas, correram pelo mundo em várias agências de notícias importantes.


Quais as drogas mais perigosas? Álcool, Heroína e Crack - nesta ordem.

TIME - Catherine Mayer


O álcool é mais prejudicial do que a heroína ou o crack, diz estudo.

New York Daily News

Se você acabou de ler as manchetes, você deve achar que o estudo mostra que a droga mais perigosa disponível hoje é o álcool, Mas isso é somente uma parte do estudo.

O álcool foi à droga, mas prejudicial para as relações dos indivíduos adictos com os outros, ou melhor, com a sociedade, devido sua ampla distribuição e popularidade. A heroína, cocaína e crack foram às drogas mais prejudiciais para o organismo dos indivíduos. No geral o álcool foi a droga mais nociva (pontuação de dano total igual a 72 pontos) seguido de heroína (55 pontos), cocaína/crack (54 pontos).

Sendo assim em termos de saúde pessoal o álcool fica muito atrás da heroína, cocaína e crack, drogas estas que causam o dobro de dano ao organismo do que o álcool, segundo os pesquisadores.

O estudo se baseia em pesquisa de opinião e alguns critérios estabelecidos por um grupo de pesquisadores. Exatamente 15 pesquisadores do Reino Unido, incluindo um jornalista e dois professores, entre outros membros. Os critérios de estudo não apreciaram um análise exaustiva sobre taxas reais de tratamento, taxas de criminalidade e outras possíveis formas mais concretas de pesquisa.

Além disso, a pesquisa é intitulada: "Os danos das drogas no Reino Unido. Embora as opiniões destes 15 especialistas possam ter alguma validade em outros países, também é bastante provável que o impacto cultural das drogas em diferentes países seja também diferente.

Fonte: Psych Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário